sábado, 30 de abril de 2016

7 filmes para questionar o modelo tradicional de educação

Por Talula Mel, Painel Acadêmico/UOL Documentários e ficções discutem os conflitos e contradições do modelo educacional vigente e apresentam novas alternativas Não é de hoje que pessoas ao redor do mundo questionam o modelo tradicional de educação, reproduzido pelas escolas desde o século 18 - como nos mostra o documentário A Educação Proibida. Já no…

Sourced through Scoop.it from: 18razoes.wordpress.com

See on Scoop.it - Historia e Tecnologia

sexta-feira, 22 de abril de 2016

O milagre de tancos




Do milagre de Tancos se fala a propósito dessa extraordinária improvisação que foi, em três meses, transformar o polígono militar de Tancos numa estrutura capaz de receber e treinar vinte mil soldados. O Corpo Expedicionário Português partiria em Janeiro de 1917 para combater na Flandres, a frente europeia da Grande Guerra. O preço político e social desse milagre marcaria profundamente as primeiras décadas do século XX em Portugal.



  O milagre de Tancos ep3 from Armando on Vimeo.

RUA DO ARSENAL – UMA HISTÓRIA POLÍTICA DO SÉC. XX – EPISÓDIO 1






A Rua do Arsenal traçada pela reconstrução pombalina é uma síntese singular da história política do Séc. XX português. Desde a criação do arsenal, a indústria naval do séc. XVII, os operários que eram radicais setembristas, o regicídio, a proclamação da República na Praça do Município, a revolta de … Vídeo aqui http://www.rtp.pt/play/p1683/e173733/historia-a-historia

JOGO QUINTO IMPÉRIO

A PARTIR DE DIA 20 DE 2A A 6A UMA NOVA ENTREGA DE PEÇAS DE JOGO





 Vista a pele de quatro grandes portugueses e aventure-se neste jogo didático e divertido para toda a família.

Quinto Império


A crise académica de 1969





A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL – OBSERVATÓRIO DO MUNDO – PARTE 1

A professora que desafiou Hitler



A II Guerra Mundial Vista do Espaço





De volta à Idade Média – Canal História



O historiador e perito em armas Mike Loades leva-nos por um turbilhão de ação e emoção no mundo medieval. Pelo caminho, Mike separa o mito da realidade para nos mostrar como seria viver, trabalhar e lutar naquele extraordinário período

A Humanidade Canal História - 12 episódios

A Humanidade Canal História  - 12 episódios
Lista de reprodução na imagem ou aqui 
humanidade  

Episódios


"OS INVENTORES"

Não é uma história de nomes e datas, é ação humana, luta, heroísmo, perigo e adrenalina. A humanidade, de 12 horas, leva-nos desde a primeira civilização que surgiu na Mesopotâmia até ao descobrimento da América. Mostra-nos os sucessivos marcos históricos que conduziram ao mundo moderno, como a criação de um alfabeto e o cultivo das terras. O relato de "A humanidade" explora ligações surpreendentes com a geografia, a história natural e a ciência. A série também aprofunda a simultaneidade da aventura humana: como o Antigo Egito já começava a prosperar enquanto se construía Stonehenge, ou como a China se encontrava no seu apogeu, enquanto a Europa ainda estava mergulhada na Idade Média.

"OS HOMENS DE FERRO"

Não é uma história de nomes e datas, é ação humana, luta, heroísmo, perigo e adrenalina. A humanidade, de 12 horas, leva-nos desde a primeira civilização que surgiu na Mesopotâmia até ao descobrimento da América. Mostra-nos os sucessivos marcos históricos que conduziram ao mundo moderno, como a criação de um alfabeto e o cultivo das terras. O relato de "A humanidade" explora ligações surpreendentes com a geografia, a história natural e a ciência. A série também aprofunda a simultaneidade da aventura humana: como o Antigo Egito já começava a prosperar enquanto se construía Stonehenge, ou como a China se encontrava no seu apogeu, enquanto a Europa ainda estava mergulhada na Idade Média.

"O CRISTIANISMO"

Na cidade de Jerusalém, um homem é crucificado: Jesus de Nazaré. A sua morte dá lugar ao nascimento de uma religião mundial, contudo, sem o Império Romano, o cristianismo talvez nunca tivesse existido. Uma vasta rede de caminhos e rotas de navegação permite que bens e ideais circulem por três continentes. A mensagem de Jesus transforma a Humanidade. Hoje em dia, uma em cada três pessoas no mundo é cristã.

"OS GUERREIROS"

Depois do saque de Roma perpetrado pelos bárbaros, a Europa entra num período de escuridão. No entanto, das margens do velho império, surgem novas forças que reconstroem o mundo. Os árabes, apoiados por uma febre de ouro, unem-se sob a bandeira do islão. Enquanto isso, os vikings revitalizam as cidades europeias, convertem-se em cavaleiros cristãos e viajam para a América . O caminho está preparado para um choque de civilizações: as Cruzadas.

"AS PRAGAS"

Genghis Khan, o líder mais sanguinário da História, entra na China a partir da Mongólia e cria um grandioso império. Atrás de si, deixa 40 milhões de mortos. Contudo, uma ameaça ainda maior aterroriza a Humanidade: a peste negra. Através das rotas comerciais do império mongol, a pandemia causa estragos na Ásia e na Europa. É considerado o maior desastre natural da História. No entanto, não chega à América, que se encontra isolada, e as suas civilizações florescem.

"O RENASCIMENTO"

O ouro vindo de África impulsiona o renascimento da Europa. O dinheiro flui até Veneza, criando novas oportunidade para quem quiser arriscar. Na China, um novo instrumento, a arma de fogo, possibilita uma revolta de camponeses que unifica o país. As inovações chinesas inspiram a Europa que cria a imprensa. Milhões de livros são impressos: um deles motivará uma viagem ao Mundo Novo. A América chama.

"O NOVO MUNDO"

Os aztecas construíram um poderoso império que domina a América Central, mas acabará arruinado por um efeito de dominó. A onze mil quilómetros de distância, na atual Turquia, um exército islâmico invade Constantinopla, o grande centro do comércio. Os europeus apressam-se a encontrar uma rota nova que os leve ao Oriente, rico em especiarias, mas Cristóvão Colombo desembarca na América, onde descobre ouro. Em menos de 30 anos, os aztecas acabaram por ser conquistados.

"OS TESOUROS"

Nos Andes, os espanhóis exploram as maiores minas de prata do mundo e fabricam milhões de moedas. Estas acabaram por transformar a economia mundial: enchem os cofres dos piratas, provocam o boom das bolsas e ajudam a pagar a construção do Taj Mahal. Com a explosão do comércio, milhões de pessoas chegam ao Mundo Novo para trabalhar como escravos, mas alguns chegam como colonos, em busca de liberdade.

"OS PIONEIROS"

A Humanidade embarca numa nova era de exploração e tenta dominar terras virgens. Na América do Norte, Sibéria ou Austrália, o comércio e a ciência acabam com as tradições antigas. Em cem anos, passa-se do pânico irracional provocado pela caça às bruxas de Salem nos EUA, a um grito por liberdade muito racional. Os revolucionários norte-americanos enfrentam um poderoso império. Começa a batalha pelo mundo moderno.

"AS REVOLUÇÕES"

Duas grandes revoluções estão ligadas entre si. A revolução americana cria sonhos de liberdade, tanto política como individual, enquanto a Revolução Industrial troca a força dos músculos pela força das máquinas, libertando assim a Humanidade dos limites da natureza. Mas o nosso inimigo mais antigo, a doença, começa a ganhar força nas cidades industriais. Com o estalar da Guerra da Sucessão nos EUA, as duas revoluções chocam. A primeira guerra industrial da História é uma luta para definir o que é a liberdade.

"O PROGRESSO"

O fim da Guerra Civil americana permite à Humanidade entrar numa época de grande atividade. Trata-se de uma era de inovação, transformação e produção em série. As pessoas acreditam que tudo é possível. Em 50 anos, o Japão passa de uma sociedade feudal a uma superpotência industrial. Mas o progresso tem a sua face negra: a procura de borracha devasta África e o desejo de construir cada vez maior, mais rápido e melhor leva a um desastre titânico...

"ONDE VAMOS"

O Homem adquire poderes divinos: alimenta milhões de pessoas, remodela a paisagem e redesenha o corpo humano. Uma força descomunal cai em Hiroshima, a 6 de agosto de 1945. Desde que entrámos na era atómica, vivemos entre a eternidade e o esquecimento, mas, ao mesmo tempo, tornámo-nos mais unidos como espécie. Há cem mil anos, havia poucos milhares de caçadores-recoletores na savana africana, hoje em dia, há sete mil milhões de pessoas em todo o globo terrestre. Tem sido uma viagem assombrosa.
 

O rosto da mulher através de 500 anos de arte.







terça-feira, 19 de abril de 2016

Documentário interativo - A primeira guerra mundial



primeiraguerramundial2   Um documentário interativo excelente sobre a primeira guerra mundial, com legendas em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol e outras. Não tem legendas em português! a-global-guide-to-the-first-world-war-interactive-documentary

A segunda guerra mundial no Google Street View






Doze fotografias que recuam no passado.Um excelente recurso para ensinar a segunda guerra mundial. Aqui

Nicholas Winton, o herói anônimo da Segunda Guerra





Sir Nicholas Winton foi um britânico que organizou o resgate de 669 crianças em sua maioria judias na antiga Checoslováquia, antes das suas deportações campos de concentração nazi, salvando-as da morte certa em 1939, antes do início da Segunda Guerra Mundial. É muitas vezes chamado de Schindler britânico.
Na wikipédia

Censo de 1950 em Angola de um Portugal "com colónias"

 




 Reparar na preciosidade "Ficha de recenseamento da população não civilizada" e "Nome do indígena" censo de 1950

Assassinato do Arquiduque Francisco Fernando 28 de junho de 1914







  Vídeo relacionado:

100 Anos da Primeira Guerra Mundial - Quem era o

arquiduque Francisco Ferdi

 

Lista de Filmes sobre o nazismo

Filmes sobre Nazismo

Lista de filmes sobre a época da segunda guerra mundial, mais especificamente o nazismo de Adolf Hitler, criada para ajudar aqueles que tem interesse nesse assunto e procuram maneiras de melhor compreendê-lo.
  Aqui

Petição - Pela criação de um Museu da História de Portugal




Caros Amigos, Acabei de ler e assinar a petição: «Pela criação de um Museu da História de Portugal» no endereço http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT73695 Pessoalmente concordo com esta petição e cumpro com o dever de a fazer chegar ao maior número de pessoas, que certamente saberão avaliar da sua pertinência e actualidade. Agradeço que subscrevam a petição e que ajudem na sua divulgação através de um email para os vossos contactos. Obrigado.

Casamento de professoras




 A partir de 1936, durante o Estado Novo (Salazarismo) as professoras primárias que se quisessem casar tinham de pedir autorização ao ministro da Educação Nacional. O Decreto-Lei,referido numa minuta dos anos 50, dizia no seu artigo 9º:pedir licenca para casar professoras salazar

"O casamento das professoras não poderá realizar-se sem autorização do Ministro da Educação Nacional, que só deverá concedê-la nos termos seguintes:

O que tinha de ter o pretendente?
  • bom comportamento moral e civil
  • vencimentos ou rendimentos, documentalmente comprovados, em harmonia com os vencimentos da professora."

Dia D no Google Cultural Institute





dday
Esta ligação tem de ir para os favoritos de História. Descubra exposições e coleções de museus e arquivos de todo o mundo. Explore tesouros culturais com o máximo pormenor possível, desde obras artísticas menos famosas a obras-primas.
Crie as suas próprias galerias e partilhe as suas descobertas favoritas com amigos.
E porque não seguir no Goolge + o Google Cultural Institute
googleculturalinstitute
Aqui

World of Discoveries



  http://www.worldofdiscoveries.com/

Vem aí a Primeira Guerra Mundial!

Vem aí a Primeira Guerra Mundial!




O Instituto de História Contemporânea (IHC) é uma unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa avaliada pela FCT que se dedica ao estudo, formação e divulgação da História Contemporânea em geral e da História Contemporânea de Portugal em particular.
O IHC, em colaboração com diversas instituições, está a promover um conjunto de iniciativas por ocasião do Centenário da Grande Guerra focando, em particular, a participação portuguesa e o impacto que esse primeiro conflito mundial teve em Portugal. Entre outras actividades, o IHC está a promover um projecto designado Memórias da I Guerra Mundial 1914-1918. Pretende-se, através desse projecto, recolher e divulgar testemunhos relacionados com a participação de Portugal na I Guerra Mundial.
Outros sítios:
6
5
4
1914 1918
1418

Centro de Interpretação da 1ª posição portuguesa em Aljubarrota abre no Domingo



O espaço pretende ser um complemento ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), em São Jorge, Porto de Mós, onde se travou o conflito.
O local pretende ser um centro de informação histórica sobre um dos momentos mais reconhecidos da História de Portugal.
É no próximo domingo que abre o centro de interpretação da primeira posição ocupada pelo exército português na Batalha de Aljubarrota, na Batalha. Um investimento promovido pela Fundação Batalha de Aljubarrota que ascende aos 1,5 milhões de euros.
O objectivo do centro, localizado junto à ponte da Boutaca, é, segundo João Marreco, mostrar “algo que não tinha sido devidamente explorado”. O director do CIBA explica que o investimento visa “aproximar, em termos museológicos e científicos, os conteúdos do CIBA, relativos à Batalha de Aljubarrota, e o que lhe sucedeu: o agradecimento da vitória e posterior construção do Mosteiro da Batalha”
Mais aqui Centro de interpretação de Aljubarrota. cialjubarrota

Pages - Menu

Quem sou

Sou professor de História, licenciado pela FLU do Porto e pós-graduado em Informática Educacional. Mestre em Ciências da Educação com tese de investigação sobre a aplicação do Moodle à História. Sou um confesso adepto da aplicação das novas tecnologias ao processo educativo e formador creditado pelo CCPFC, na aplicação das novas tecnologias ao ensino – aprendizagem da História. Sou formador na área da informática e da didática que tem procurado partilhar e divulgar boas práticas no âmbito da formação docente um pouco por todo o país. Quando sobra tempo publico artigos científicos em diversas publicações e congressos.