segunda-feira, 18 de abril de 2016

Os Romanos eram limpinhos, limpinhos...




porque tinham a cloaca, e Máxima!
A Cloaca Máxima, ou o Grande esgoto, é uma das mais antigas redes de esgotos do mundo construída na antiga Roma nos finais do século VI a.C. Drenava as águas residuais e o lixo de uma das populosas cidades    do mundo, Roma. Levava esse lixo para o rio Tibre, que atravessa a cidade, em direcção ao mar Tirreno, a alguns quilómetros a Oeste.
Tratava-se afinal de um canal a céu aberto, tapada em alguns percursos, que recolhia as águas dos cursos naturais que desciam das colinas.
A Cloaca Máxima foi mantida em bom estado durante toda a era imperial. Há mesmo notícia, de inspecções e trabalhos de manutenção sob a alçada de Marco Vipsânio Agripa, em 33 a.C..
Os traços arqueológicos revelam intervenções em épocas distintas, com diversos materiais e técnicas de construção. O seu funcionamento prosseguiu durante bastante tempo após a queda do Império Romano.
A Cloaca Máxima funcionou perfeitamente durante o império Romano e hoje drena a água da chuva e detritos a partir do centro da cidade.
A Cloaca Máxima era protegida pela deusa Cloacina, uma deusa de origem etrusca que na mitologia romana,  controlava os esgotos mas também protegia as relações sexuais no casamento. Mais tarde, confundiu-se com a famosa Deusa Vênus.
RomaCloacaMaximaPercorso (1)
A Cloaca ajudou também a limitar a propagação da malária, pois todos os anos o rio Tibre inundava Roma atraindo os mosquitos causadores da infecção. A Cloaca era uma fonte de água corrente que minimizava o estado de risco perante a doença.
Um londrino do século XVII vivia em condições que dificilmente seriam toleradas por um romano do século I.
Biddiss M. & Cartwright F. F (2003). As Doenças e a História.Publicações Europa - América.
As ruínas de Pompeia e de Herculano, cidades que foram destruídas por uma erupção do Vesúvio em 79 d.C., deixaram a descoberto um sofisticado sistema de distribuição de água ligado a "autoclismos".
E o imperador Vespasiano terá construído um dos primeiros edifícios com urinóis, onde cobrava uma taxa de admissão. Aos proprietários de latrinas cobrava outra taxa pela urina. Quando o seu Filho Tito se mostrou horrorizado pela origem de tal dinheiro, o imperador terá passado uma moeda pelo nariz.O filho terá dito espantado: Pecunia non olet ! ("O dinheiro não fede!").
Só no século XIX, mais concretamente em 1851, Londres experimenta, salas de espera públicas para as senhoras em Bedford Street. e para os homens em Fleet Street, cobrando-se, calor, pela utilização dos lavavos e e toalhas quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages - Menu

Quem sou

Sou professor de História, licenciado pela FLU do Porto e pós-graduado em Informática Educacional. Mestre em Ciências da Educação com tese de investigação sobre a aplicação do Moodle à História. Sou um confesso adepto da aplicação das novas tecnologias ao processo educativo e formador creditado pelo CCPFC, na aplicação das novas tecnologias ao ensino – aprendizagem da História. Sou formador na área da informática e da didática que tem procurado partilhar e divulgar boas práticas no âmbito da formação docente um pouco por todo o país. Quando sobra tempo publico artigos científicos em diversas publicações e congressos.