segunda-feira, 18 de abril de 2016

Os neanderthais eram pais cuidadosos.


Os nossos primos “neanderthais”, sempre tiveram uma reputação de seres primitivos que terão sido substituídos por uma espécie mais sofisticada.
A investigação moderna agora aponta noutro caminho. Pesquisadores da Universidade de York, na Inglaterra, estudaram práticas funerárias dos “neanderthais”, particularmente os ossos de crianças e adolescentes, e dizem que a sociedade “Neanderthal” era muito unida, solidária e complexa. Os “Neanderthais” eram pelo que apontam estes estudos pais cuidadosos.
"As crianças podem ter tido uma importância significativa na sociedade Neanderthal", disse Penny Spikins, professor de arqueologia e principal autor de um artigo no Oxford Journal of Archaeology.
Eles (“neanderthais”) viviam em pequenas famílias relativamente isoladas, tendo pouco contato com outros grupos. Eles viviam vidas semelhantes a caçadores-coletores modernos num ambiente frio. Cuidavam dos filhos, ensinando-lhes o que eles precisavam saber. Cuidavam dos feridos e doentes, e quando os “neanderthais” morriam - em particular as crianças e bebês - eram enterrados com cuidado e respeito.
Eles chegaram à idade adulta física por volta dos 15 anos de idade, um pouco mais rápido do que os seres humanos modernos. A maioria dos ossos recolhidos parece mostrar uma elevada taxa de mortalidade entre os jovens, a maioria de acidentes de caça, mas olhando para todas as evidências, os pesquisadores pensam que não se suporta essa conclusão. A maioria dos esqueletos foram encontrados em lugares onde os “neanderthais” viveram, muitas vezes cavernas. Logo morreram em casa.
Muitos doentes e feridos tinham sido claramente apoiado por seus familiares, às vezes durante anos. Cadáveres infantis “Neanderthais” eram o foco de atenção explícita. Mais de um terço dos túmulos de “Neanderthais” encontrados contêm crianças com menos de quatro anos de idade, tipicamente mostrando um grande cuidado em seus enterros.
Alguns foram enterrados com objetos, incluindo raspadores de sílex. As sepulturas mostram forte evidência de uma estrutura familiar apertada.
Suas sociedades eram "colaborativas e coesas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages - Menu

Quem sou

Sou professor de História, licenciado pela FLU do Porto e pós-graduado em Informática Educacional. Mestre em Ciências da Educação com tese de investigação sobre a aplicação do Moodle à História. Sou um confesso adepto da aplicação das novas tecnologias ao processo educativo e formador creditado pelo CCPFC, na aplicação das novas tecnologias ao ensino – aprendizagem da História. Sou formador na área da informática e da didática que tem procurado partilhar e divulgar boas práticas no âmbito da formação docente um pouco por todo o país. Quando sobra tempo publico artigos científicos em diversas publicações e congressos.