segunda-feira, 18 de abril de 2016

Olho por olho



Esta frase expressa uma das mais antigas leis. Associada à lei de Talião, que deriva do latim: lex talionis (lei idêntica) aponta para a reciprocidade do crime e da pena. A sua origem parece estar no código de Hamurabi, ( ca. 1810 a.C. — 1750 a.C.) o sexto rei da primeira dinastia babilónica.
Hamurabi tornou-se célebre por ter mandado compilar o mais antigo código de leis escritas, o Código de Hamurabi no qual consolidou uma legislação pré-existente, transcrevendo-a numa estela de diorito em três alfabetos distintos.
Um exemplo da aplicação do código de Hamurabi: Se um construtor edificou uma casa, mas não reforçou seu trabalho, e a casa que construiu caiu e causou a morte do dono da casa, esse construtor será morto".
O Código de Hamurabi está esculpido num monumento monolítico talhado em rocha de diorito, sobre o qual se dispõem 46 colunas de escrita cuneiforme acádica, com 282 leis em 3600 linhas. A peça tem 2,25 m de altura, 1,50 metro de circunferência na parte superior e 1,90 na base. Foi encontrada por uma expedição francesa em 1901 na região da antiga Mesopotâmia correspondente à cidade de Susa, no atual Irão, mas hoje encontra-se exposta no museu do Louvre.
Mas, na verdade, a frase olho por olho, dente por dente, é um fragmento de um versículo do Levítico, terceiro livro da Bíblia, fazendo parte do Pentateuco, os cinco livros bíblicos, cuja autoria se atribui a Moisés.
Reza assim o Levítico:
Se alguém causar um ferimento em seu próximo, lhe será feito como fez: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente; o ferimento que tiver causado a alguém também lhe será feito.
Ghandi, Martin Luther King e muitos outros defensores do princípio da não-violência defenderam que se o mundo seguir este preceito bíblico, acabará cego.
Quanto mais não seja as frases históricas ensinam e lembram o óbvio. A vingança não faz sentido. A não ser que se procure a cegueira total.

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Quem sou

Sou professor de História, licenciado pela FLU do Porto e pós-graduado em Informática Educacional. Mestre em Ciências da Educação com tese de investigação sobre a aplicação do Moodle à História. Sou um confesso adepto da aplicação das novas tecnologias ao processo educativo e formador creditado pelo CCPFC, na aplicação das novas tecnologias ao ensino – aprendizagem da História. Sou formador na área da informática e da didática que tem procurado partilhar e divulgar boas práticas no âmbito da formação docente um pouco por todo o país. Quando sobra tempo publico artigos científicos em diversas publicações e congressos.