terça-feira, 24 de setembro de 2013

Formação Iniciação ao Moodle para aprender e ensinar História

[caption id="attachment_19" align="aligncenter" width="150"]Iniciação ao Moodle para aprender e ensinar História Iniciação ao Moodle para aprender e ensinar História[/caption]

 

[tab:objetivos]

  • Conhecer o sistema de gestão de aprendizagem Moodle.

  • (Re)conhecer as suas potencialidades para a aprendizagem da História.

  • Potenciar vínculo entre tecnologia e didáctica da História.

  • Intensificar as competências do saber Histórico dos alunos: (a) configurar uma disciplina virtual moodle; (b) disponibilizar recursos em ambiente virtual moodle.

  • Potenciar e aprofundar competências do saber histórico: (a) utilizar a disponibilização de recursos e criar atividades moodle. (b) usar a ferramenta de interacção fórum.

  • Promover o saber histórico através da interação social: (a) criação de diversas atividades moodle e explorar os espaços sociais moodle.


[tab:Conteúdos]

  1. Primeiro encontro - Socialização


Iniciação ao suporte tecnológico de apoio ao trabalho em linha.

Abordagem aos conteúdos/temas identificados na ação e o processo de avaliação.

  1. Introdução ao Moodle


a)       Acesso ao Moodle

b)       Configuração ao Ambiente de Trabalho

c)       Configuração da Disciplina

d)       Inscrição de Alunos da Disciplina

  1. Recursos no moodle


a)       Criar Diretorias e inserir ficheiros na plataforma

b)       Adicionar recursos

c)       Escrever página de texto

d)       Apontar para ficheiro ou página

  1. Criar apontador para uma página de Internet

  2. Criar apontador para um ficheiro


e)       Mostrar um diretório de recursos para o ensino das descobertas científicas do século XVIII

f)         Inserir etiqueta

 

  1. Perfis no Moodle


a)       Simular o acesso à plataforma com perfil de aluno

  1. Atividades no Moodle


a)       O Chat e fórum no ensino das ditaduras do século XX

b)       O Glossário e referendo no ensino das ditaduras do século XX

c)       A Lição e teste no ensino da crise de 1929

d)       O Trabalho e Wiki

e)       O Relatórios de atividades

  1. Processos de segurança e manutenção


a)       Cópia de segurança da disciplina

b)       Restaurar uma disciplina

c)       Importar/exportar dados da disciplina

[tab:elearning]

Todo o curso será ministrado à distância, sendo acompanhado através de uma plataforma de aprendizagem Moodle e de interações assíncronas e síncronas.

[tab: Condições de frequência]

Os formandos devem estar interessados em utilizar a Internet com os seus alunos.

 

Por outro lado, os formandos devem ter conhecimentos médios de utilização de computadores, de ferramentas básicas como sejam um processador de texto, um cliente de correio electrónico e um programa de navegação na Net.

Do ponto de vista tecnológico, deverão estar equipados da seguinte forma:

<ul>

<li>Computador multimédia</li>

<li>Acesso à Internet</li>

</ul>

[tab:Inscrições]

 

Inscrições a partir de APH

 

<a href="http://www.aph.pt/">http://www.aph.pt/</a>

[tab:Datas]

Início 17 de Maio

 

[tab:Dúvidas]

 

<a href="http://turmanet.net/duvidas/">http://turmanet.net/duvidas/</a>

Formação Novas Ferramentas Colaborativas para o Ensino e Aprendizagem da História – Creditada – Início 11 de Janeiro

[caption id="attachment_16" align="aligncenter" width="150"]Ferramentas colaborativas para Ensinar e Aprender História Ferramentas colaborativas para Ensinar e Aprender História[/caption]

25 horas / 1 crédito


(Creditada)


[tab:Destinatários]


Professores de História dos grupos 200 (2º ciclo) e 400 (3º Ciclo e Secundário)

[tab:objetivos]

  • Conhecer a «Web 2.0»

  • (Re) conhecer as suas potencialidades para a aprendizagem da História.

  • Promover a ligação entre tecnologia e conteúdos da História.

  • Intensificar as competências do saber Histórico dos alunos: (a) criar um blogue;

  • Potenciar e aprofundar competências do saber histórico: (b) fazer gravações áudio e integrá-las em audioblogues; (c) criar podcasts; (d) usar uma ferramenta de interação áudio.


Difundir o saber histórico através da interação social: criação de conta em redes sociais e posterior desenvolvimento de um «espaço social virtual».

[tab:Conteúdos]

  1. Primeiro encontro – Socialização



  • Apresentação do grupo de trabalho

  • Objetivos e desenvolvimento do curso

  • Procedimentos organizativos.

  • Iniciação ao suporte tecnológico de apoio ao trabalho em linha.

  • Abordagem aos conteúdos/temas identificados na ação e o processo de avaliação.



  1. As potencialidades da web 2.0 para o processo de ensino e aprendizagem da História:



  • Web 2.0 e Ensino

  • Trabalhar com o Google Docs

  • Partilha de documentos

  • Construção de Recursos Didáticos Digitais / Go2Web2.0

    • Prática orientada





  1. Reforço das competências de História dos alunos com blogues:



  • Os blogues como instrumentos na produção e divulgação do saber Histórico;

  • Criação e configuração de um blogue;

  • O blogue, na perspetiva de autor e comentador;

    • Prática orientada

      • Criar um Blogue

      • Escrever no blogue

      • Visualizar o blogue

      • Inserir ficheiros no blogue







  1. Ampliação e aprofundamento de competências de produção e divulgação do saber Histórico:



  • Podcasts no ensino e aprendizagem da História

  • O podcast no blogue

  • Fases de desenvolvimento de um projeto que envolva trabalho colaborativo

    • Prática orientada

      • Criar e inserir podcast no blogue







  1. A aprendizagem da História nas redes de interação social:



  • Utilização de «redes sociais virtuais» para o ensino;

  • Utilização de «redes sociais virtuais»: vantagens, limites, e potenciais perigos.

    • Prática orientada.





  1. Apresentação dos trabalhos realizados em Formato Digital



  • Avaliação da ação


[tab:elearning]

Todo o curso será ministrado à distância, sendo acompanhado através de uma plataforma de aprendizagem Moodle e de interações assíncronas e síncronas.

[tab: Condições de frequência]

Os formandos devem estar interessados em utilizar a Internet com os seus alunos.

Por outro lado, os formandos devem ter conhecimentos médios de utilização de computadores, de ferramentas básicas como sejam um processador de texto, um cliente de correio electrónico e um programa de navegação na Net.

Do ponto de vista tecnológico, deverão estar equipados da seguinte forma:

  • Computador multimédia

  • Acesso à Internet


[tab:Inscrições]

Inscrições a partir de APH

http://www.aph.pt/

[tab:Datas]

Início 11 de Janeiro

[tab:Dúvidas]

http://turmanet.net/duvidas/

Formação - Criação de Recursos Educativos Digitais para o Ensino e Aprendizagem da História

_E4_1_semana_de_nov


25 horas / 1 crédito


[box type="info"] Creditada[/box]


[box] Destinatários[/box]


Professores de História dos grupos 200 (2º ciclo) e 400 (3º Ciclo e Secundário)

[box] Objetivos[/box]

  • Dominar definições de Recurso Educativo Digital

  • Conhecer Repositórios Educativos: nacionais e internacionais.Vantagens e desvantagens

  • Conhecer Normas e especificações de RED. Especificações e normas aplicadas aos RED

  • Conhecer as Licenças Creative Commons. Os direitos de autor e direitos de propriedade intelectual

  • Utilizar ferramentas para a criação de recursos educativos digitais: exemplos e exploração de funcionalidades

  • Criar recursos educativos digitais para História

  • Inserir RED em repositórios.


[box] Conteúdos[/box]

  • Definições de Recursos Educativos Digitais.

  • Repositórios Educativos: o que são e exemplos nacionais e internacionais.

  • Normas e especificações de RED. E as licenças Creative Commons

  • Ferramentas para a criação de recursos educativos digitais: exemplos e exploração de funcionalidades.

  • Criação de recursos educativos digitais para História.

  • Inserção dos RED criados em repositórios.


[box] elearning[/box]

Todo o curso será ministrado à distância, sendo acompanhado através de uma plataforma de aprendizagem Moodle e de interações assíncronas e síncronas.

[tab: Condições de frequência]

Os formandos devem estar interessados em utilizar a Internet com os seus alunos.

Por outro lado, os formandos devem ter conhecimentos médios de utilização de computadores, de ferramentas básicas como sejam um processador de texto, um cliente de correio electrónico e um programa de navegação na Net.

Do ponto de vista tecnológico, deverão estar equipados da seguinte forma:

  • Computador multimédia

  • Acesso à Internet


[box type="info"] Inscrições[/box]

Inscrições a partir de APH

http://www.aph.pt/

[box type="info"] Datas[/box]

Início 02 de Novembro 2013 (1º sábado de Novembro)

[tab:Dúvidas]

 

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Quem sou

Sou professor de História, licenciado pela FLU do Porto e pós-graduado em Informática Educacional. Mestre em Ciências da Educação com tese de investigação sobre a aplicação do Moodle à História. Sou um confesso adepto da aplicação das novas tecnologias ao processo educativo e formador creditado pelo CCPFC, na aplicação das novas tecnologias ao ensino – aprendizagem da História. Sou formador na área da informática e da didática que tem procurado partilhar e divulgar boas práticas no âmbito da formação docente um pouco por todo o país. Quando sobra tempo publico artigos científicos em diversas publicações e congressos.